Marcos Pereira considera que a pauta pode "contaminar debate sobre eleições de 2026"

Jair Bolsonaro e o presidente do Republicanos, Marcos Pereira. Foto: Câmara dos Deputados
O presidente nacional do Republicanos e deputado federal Marcos Pereira (SP) disse nesta terça-feira (18) que a discussão sobre a anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro pode “contaminar” o debate das eleições presidenciais de 2026.
Segundo o parlamentar, a pauta pode afetar a "governabilidade" e comprometer a atuação do Congresso Nacional.
Durante participação no programa WW, Pereira afirmou que, embora o tema ainda não tenha sido debatido oficialmente pelos 44 deputados da bancada do Republicanos, percebe um favoritismo entre seus colegas em relação ao projeto.
Ele destacou que essa inclinação se deve à percepção de que "algumas penas aplicadas foram exageradas".
“O sentimento que eu tenho, das minhas conversas individuais com os meus colegas de partido, é que há um amplo favoritismo da bancada para apoiar essa pauta, porque entendem esses colegas que algumas penas estão exageradas”, comentou o deputado.
Ainda assim, Pereira enfatizou que a posição expressa não representa um consenso oficial do partido, já que o tema não foi discutido formalmente na bancada.
“O ideal é que o debate de 2026 seja feito sem essa pauta, que eu penso que não só contamina o debate da eleição presidencial como também a própria governabilidade e a própria atuação da Câmara e do Senado”, declarou.
Adicionar comentário
Comentários