Post de Trump em defesa de Bolsonaro irrita PT

Publicado em 7 de julho de 2025 às 13:12

Ministra Gleisi Hoffmann disse que país não é mais submisso aos interesses dos Estados Unidos

A ministra Gleisi Hoffmann. Foto: Reprodução/Poder360.

 

A manifestação pública do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em defesa de Jair Bolsonaro, provocou forte reação dentro do regime Lula.

Em tom crítico, a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, acusou o ex-presidente brasileiro de ter se curvado aos interesses americanos durante o próprio mandato e afirmou que o país já superou esse alinhamento automático com Washington.

“O tempo em que o Brasil foi subserviente aos EUA foi o tempo de Bolsonaro, que batia continência para sua bandeira e não defendia os interesses nacionais. Hoje ele responde pelos crimes que cometeu contra a democracia e o processo eleitoral no Brasil”, escreveu Gleisi nas redes sociais nesta segunda-feira (7).

“Donald Trump está muito equivocado se pensa que pode interferir no processo judicial brasileiro”, completou a petista.

A resposta veio poucas horas após Trump afirmar, em sua rede Truth Social, que Bolsonaro é alvo de uma perseguição injusta por parte das autoridades brasileiras.

“O Brasil está fazendo uma coisa terrível com o ex-presidente Jair Bolsonaro. Estão atrás dele dia após dia, mês após mês, ano após ano. Ele não é culpado de nada, exceto por ter lutado pelo povo”, declarou o republicano, que também chamou Bolsonaro de “líder forte” e “negociador duro”.

A declaração de Trump ocorre em um momento em que Bolsonaro responde a diversas investigações no Brasil, incluindo um inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) que apura sua participação em uma suposta tentativa de golpe para impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva em 2023.

Além disso, o ex-presidente está inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por alegado abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.

Adicionar comentário

Comentários

Ainda não há comentários.