Presidente dos EUA afirma que ex-mandatário brasileiro é alvo de injustiça e pede que ele seja julgado pelo povo, não pela Justiça

Os presidentes Jair Bolsonaro e Donald Trump. Foto: Alan Santos/PR
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou nesta segunda-feira (7) sua rede Truth Social para criticar duramente a forma como o ex-presidente Jair Bolsonaro vem sendo tratado pela Justiça brasileira.
Segundo ele, Bolsonaro está sendo vítima de uma perseguição sistemática.
“O Brasil está fazendo uma coisa terrível com o ex-presidente Jair Bolsonaro. Estão atrás dele dia e noite, mês após mês, ano após ano. Ele não é culpado de nada, a não ser de ter lutado pelo povo”, escreveu Trump.
“Conheci Bolsonaro. Ele foi um líder forte, que amava seu país — e também um negociador duro em questões comerciais.”
Trump classificou o processo contra Bolsonaro como uma “caça às bruxas” — expressão que frequentemente utiliza para se referir a investigações que considera politicamente motivadas — e defendeu que o ex-presidente brasileiro seja julgado pelo povo, não pelos tribunais.
A manifestação ocorre em meio às investigações em andamento no Supremo Tribunal Federal (STF), que analisa a suposta participação de Bolsonaro e de aliados em um alegado plano para impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva em janeiro de 2023.
A declaração pública aumenta as tensões entre o regime Lula e setores conservadores internacionais. Até o momento, o Itamaraty não se pronunciou sobre a fala do presidente norte-americano.
Adicionar comentário
Comentários